Exames de rotina que todos devem fazer!

O famoso check-up anual é uma das melhores formas de evitar problemas e complicações, com apenas alguns exames é possível verificar um grande espectro do corpo e assim saber sempre quais áreas exigem mais atenção.  

Exames de imagem como raios-x e ultrassonografias podem analisar a saúde de órgãos vitais como coração, pulmão e rins, por exemplo.  

 

A seguir estão listados alguns dos principais exames recomendados para obter informações do corpo como um todo e suas características: 

Ecocardiograma

Basicamente trata-se de um ultrassom que avalia o tipo de fluxo sanguíneo do coração, a partir dele é possível observar alterações estruturais ou funcionais do órgão. 

Teste Ergométrico

O Teste Ergométrico é realizado em esteira e nele se analisa o funcionamento do sistema cardiovascular, permitindo identificar problemas cardíacos. Seguindo esta vertente há o Eletrocardiograma, exame que mede a atividade elétrica do coração. 

Ultrassom abdominal

Outros exames de imagem comuns são o Ultrassom abdominal completo, que abrange diversos órgãos e permite a identificação de irregularidades nos mesmos. 

Exame de próstata

Exame de próstata, exame simples, porém muito importante para a prevenção de 

doenças como o câncer de próstata, por exemplo, este costuma ser indicado para pacientes a partir dos 40 anos. Na mesma linha existe o ultrassom transvaginal e das mamas, ultrassons que permitem observar alterações nas regiões vaginal, uterina e mamas. 

Exames laboratoriais

Os exames laboratoriais também são uma parte importante, com apenas alguns frascos de sangue pode-se checar a existência de DSTS, diabetes, anemia, deficiências de vitaminas, etc.  

Hemograma

O Hemograma é um dos exames mais pedidos, nele é possível analisar os componentes do sangue como leucócitos e plaquetas, a partir deste exame que são identificadas anemias, alergias, infecções virais e bacterianas, entre outros. 

Exame de Glicemia

O exame de Glicemia em Jejum serve para medir os níveis de açúcar no sangue, podendo identificar doenças como diabetes, hipertensão arterial, entre outras. 

Hormônios

Análises de funcionamento dos hormônios TSH E T4 livre podem ser obtidas através de teste sanguíneo, os resultados podem detectar a presença ou ausência de doenças como hipo ou hipertireoidismo.  

Exame para Rins e fígado 

Além disso, exames como Ureia e creatinina, TGO e TGP e Ácido úrico analisam o funcionamento dos rins e fígado.  

Colposcopia

A Colposcopia trabalha retirando uma amostra interna do útero, é um exame realizado por pessoas com vagina ou útero e serve para detectar doenças como HPV e câncer de colo de útero.  

Exame de urina

Por último, mas não menos importante, há o exame de Urina, através da coleta de um pouco de urina (preferencialmente a primeira do dia), e analisada a presença de bactérias, cristais, entre outros.  

 

Leave A Comment