A dor de cabeça é um problema que afeta muitos brasileiros e as razões para essa dor ocorrer são as mais diversas. Conheça alguns tipos de dor de cabeça, os sintomas e qual o tratamento mais adequado.
Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que afeta principalmente as mulheres. De modo geral, ela pode surgir em qualquer idade, mas seu surgimento é mais comum na adolescência.
Essa dor costuma ser unilateral e latejante e sua intensidade pode ser forte. Nesses casos, o paciente pode ter tontura, náuseas, vômitos e ficar sensível à luz, sons e movimentos. Além disso, a pessoa que sofre com enxaqueca pode apresentar irritabilidade.
O tratamento da enxaqueca geralmente envolve analgésicos e anti-inflamatórios. No caso de pacientes que têm sintomas associados como o enjoo, associam-se antieméticos ao tratamento.
Cefaleia tensional
Podendo ser aguda ou crônica, a cefaleia tensional é resultado da tensão da musculatura do pescoço, ombros e costas. Essa dor de cabeça pode ser leve ou moderada e geralmente traz a sensação de peso ou pressão bilateralmente.
Diferentemente da enxaqueca, a cefaleia tensional não provoca náuseas e não costuma impedir que a pessoa realize suas atividades do dia a dia.
O tratamento da cefaleia tensional pode envolver fisioterapia para aliviar a tensão na musculatura da região e em alguns casos é necessário usar medicamentos analgésicos.
Cefaleia em salvas
Essa dor de cabeça é mais forte que a enxaqueca. A cefaleia em salvas é uma doença rara que atinge um lado do rosto e o olho e costuma surgir durante o sono. Essa dor intensa pode se repetir várias vezes durante o dia e pode provocar inchaço e vermelhidão no olho do mesmo lado da dor. Além disso, durante uma crise o paciente pode ter corrimento nasal.
O tratamento da cefaleia em salvas consiste na prevenção das crises e minimizar a dor do paciente assim que a crise começar. Pode-se usar medicamentos que agem nos receptores da serotonina e inalação de oxigênio.
Tem dor de cabeça com frequência? Procure seu médico de confiança!
Evite a automedicação. Se você tem dor de cabeça com frequência, procure seu médico de confiança para que ele possa avaliar e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.