Diabetes: quais os sintomas e causas?

Uma das doenças mais comentadas é a diabetes, mas você sabe o que ela é, o que a causa e quais os sintomas? 

O diabetes é uma doença metabólica crônica decorrente da incapacidade do pâncreas de produzir insulina, hormônio responsável por regular a glicose no sangue. Pode se apresentar de diversas formas e possui quatro tipos diferentes, cada um com suas particularidades, sendo: 

Diabetes Tipo 1

Tipo 1, o mais comum acredita-se que cerca de 90% dos pacientes diabéticos do Brasil o tenham. 

Ele costuma aparecer na infância ou adolescência, porém pode ocorrer se manifestar na fase adulta. Pacientes com este tipo necessitam de injeção diária de insulina. 

Não existe uma comprovação do que realmente o causa, porém alimentação saudável e atividade física podem ajudar a evitar, assim como são indicados para portadores pois ajudam no controle de glicose no sangue. 

Diabetes Tipo 2

Sobrepeso, alimentação irregular e sedentarismo são os principais causadores do Tipo 2 de diabetes, ele é caracterizado pelo desenvolvimento de resistência à insulina, acumulando glicose no organismo. 

Diabetes Gestacional

Outro tipo muito comum é o diabetes gestacional, este acontece apenas durante a gestação, onde ocorre um aumento da produção de hormônios que bloqueiam a ação da insulina. Este tipo costuma normalizar após o parto. 

Pré-diabetes

Há também o pré-diabetes, estágio onde o paciente ainda não pode ser considerado diabético porem já apresenta níveis de glicose acima do normal. Esta nomenclatura é dada apenas a pacientes que podem desenvolver o Tipo 2, pois o Tipo 1 se dá apenas em pessoas que já possuem tendência a desenvolver a doença por questões de hereditariedade. 

Em geral, alguns dos principais sintomas incluem excesso de urinadas, sede e apetite constantes, perda de peso, cansaço, visão turva ou embaçada e infecções de pele.

Como saber se tenho diabetes?

A detecção da doença é obtida através de exames de sangue, por isso recomenda-se incluir a análise anualmente nos check-ups gerais. 

As formas de prevenir e tratar costumam incluir dietas balanceadas e prática de exercícios físicos, contudo há também o uso de medicamentos antidiabéticos e injeções de insulina. 

 

Leave A Comment