Crianças: 5 Doenças mais comuns na infância

A infância é uma fase de descobertas e assim como nós os nossos organismos estão descobrindo e tendo contato com substâncias e microorganismos pela primeira vez, sendo assim, as crianças são mais suscetíveis a algumas doenças, listamos abaixo as principais, seus sintomas e se há formas de prevenir.

Catapora em crianças

Catapora é uma doença extremamente comum na infância, seu contágio ocorre por tosse, saliva, espirro ou compartilhamento de objetos contaminados pelo vírus. É comum o contágio em período escolar por conta do contato com diversas crianças. 

Os principais sintomas são coceira, febre alta, bolhas de água na pele e indisposição. A maneira mais eficaz de prevenção é a vacinação, que está disponível  em todo o território nacional.

 

Caxumba, Sarampo e Rubéola também são doenças virais muito comuns em crianças, o contágio de todas se dá por vias respiratórias.

Caxumba

Em quadros de Caxumba há a inflamação das glândulas salivares parótidas, causando dor, inchaço, náuseas, dificuldade para engolir, mal-estar, entre outros.

A melhor forma de prevenção é pela vacinação, que ocorre ainda no primeiro ano de vida. Para o tratamento é sempre necessário consultar médicos especialistas, visto que a doença pode deixar danos no organismo.

 

Rubéola

A Rubéola pode ser contraída pela respiração pelo contato com infectados e nela manchas vermelhas aparecem na pele. Apesar de comum, ela pode ser de alto risco principalmente para mulheres grávidas e deve ser dada a devida atenção.

Sarampo

Já o Sarampo infecta o sistema respiratório do paciente, causa manchas vermelhas no corpo tal como a Rubéola, porém também febre, conjuntivite e tosse, e sua prevenção é feita pela vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, catapora e rubéola.

Muitas infecções podem ocorrer durante a infância, contudo as mais comuns são as de ouvido e garganta. 

Infecções de ouvido

As infecções de ouvido em crianças costumam ser acúmulo de secreções no canal auditivo por conta de gripes e resfriados ou por conta do aleitamento, para evitar, os pais devem secar sempre a região após o contato com água e ficar atentos à choros, febres e incômodos injustificados. 

Infecções de garganta

As infecções de garganta talvez sejam as mais comuns entre todas as doenças citadas anteriormente, podendo ser causadas por vírus ou bactérias, deve-se sempre ficar atento aos sintomas, e em casos de febre o cuidado deve ser maior. O pediatra deve ser sempre consultado.

Leave A Comment