5 dicas para baixar a febre sem medicamentos

A febre é um sintoma comum em diversas doenças e surge como uma resposta do organismo contra inflamações e infecções. A temperatura corporal aumenta porque o sistema imunológico está em ação combatendo as bactérias e vírus causadores da doença. Porém, quando está em até 38ºC, não é indicado entrar com medicação. Por isso, separamos 5 dicas seguras para baixar a febre sem o auxílio de remédios:

Tome um banho morno para diminuir a febre

Engana-se quem pensa que um banho frio é bom para diminuir a temperatura corporal. A água fria pode aumentar a frequência cardíaca, que já está alta, devido à febre. Por isso, o mais indicado é tomar um banho morno, deixando a água escorrer por bastante tempo sobre o corpo. Além de diminuir a temperatura do paciente, ajudará no relaxamento.

Faça repouso

O repouso também é indicado devido ao aumento da frequência cardíaca, em consequência da febre, além de ser comum que o paciente sinta-se mais cansado nesses períodos. O mais indicado é evitar atividades que exijam força e só voltar para sua rotina quando o sintoma tiver diminuído.

Faça compressa fria para diminuir a febre

A compressa de água fria no tronco e nos membros é um ótimo auxílio para a diminuição da febre. Para saber a temperatura ideal, basta colocar a bola térmica ou pano úmido na pele e ver se o paciente a tolera, já que a ideia é resfriar e não machucar a pele. Além disso, nunca faça a compressa com álcool: o líquido é absorvido pela superfície e pode provocar uma intoxicação.

Alimente-se bem

Durante a febre, o corpo consome mais energia que o normal. Por isso, manter uma alimentação adequada é importante para a melhora do quadro. Dê preferência para ingerir alimentos leves e de fácil digestão e mantenha-se hidratado, fazendo com que o organismo queime menos energia.

Prefira tecidos de algodão

Enquanto estiver com a temperatura alta, opte por peças de algodão. Além de ser confortável, o tecido tem melhor ventilação e reduz a sensação de desconforto.

Leave A Comment